quarta-feira, 15 de julho de 2020

Fugindo do Propósito Divino




            Quero refletir sobre as consequências para as nossas vidas  quando tentamos ir no sentido contrário ao que Deus planejou para nós. Vou embasar esta reflexão observando a experiência do profeta Jonas.

  Este foi comissionado por Deus a levar a mensagem de juízo sobre a maior cidade da época – Nínive. O profeta se acovardou e decidiu mudar a rota, pegando um navio para Társis. Após uma grande tempestade, o relato bíblico diz que ele acabou sendo jogado ao mar e engolido por um grande peixe. Passou três dias e três noites nas entranhas do peixe (Jn. 1.17). Após seu clamor, o Senhor ordena que o peixe o devolva à praia.

          Jonas passou por toda esta turbulência e, por um milagre, voltou com vida à praia. Só a partir de então é que ele decide ir para o destino que Deus o tinha direcionado.

        Aprendemos aqui a importância de atender o chamado do Senhor. Quando Ele clarifica o seu propósito para conosco, precisamos direcionar as nossas forças para a realização deste desígnio.

          Quando tentamos fugir dos planos de Deus, pagamos um alto preço. Não vale a pena nos desviar do seu querer, pois "nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” Jó 42.2. Muitas aflições e problemas pelos quais passamos, se dão porque estamos fugindo para longe do centro da vontade do Senhor. Então Ele permite que circunstâncias, às vezes dolorosas, nos conduza de volta ao que Ele planejou para nós.

   Voltamos à estaca zero ao tentar pegar outro caminho para longe do plano divino. É um sofrimento que podemos evitar, mas a teimosia humana sempre nos induz a fazer a a nossa própria vontade.

          O profeta Jonas aprendeu da maneira mais difícil a cumprir a missão dado pelo Senhor. Que possamos ter sabedoria suficiente para aprender com o erro do profeta, pois assim evitaremos passar por tribulações tão graves quanto a estar no ventre de um peixe!

4 comentários:

Salinas Conectada disse...

Muito boa a reflexão

Salinas Conectada disse...

Fica a dica!!

Arlindo Campos disse...

É difícil aprender com os erros dos outros,agora se aprendermos é menos doloroso.

Lucas Bezerra Leal disse...

Obrigado Salinas Conectada!
É verdade, caro Arlindo. Acaba sendo uma atitude sábia, aprender com os erros dos outros.