segunda-feira, 13 de abril de 2015

A Interferência Divina na Vida de um Ser Livre

          Muito se discute se as coisas acontecem por acaso ou elas se realizam porque estão devidamente programadas para acontecer por uma ordem divina. No mês passado aconteceu um fato muito curioso no meu trabalho que me levou a refletir sobre este tema e comentar neste texto.
         O chefe de manutenção do parque onde trabalho, Francisco Pereira Lopes, foi fazer uma conferência das pontes das trilhas após uma forte chuva e ao chegar na última ponte viu um corpo humano descendo no rio. Imediatamente se investiu de coragem e entrou no rio para pegar a pessoa afogada. Quando pegou o corpo, tratava-se de um rapaz de 27 anos que estava desacordado e já com a pele roxa. Depressa meu amigo começou a fazer massagens cardíacas no peito do rapaz. Depois de algumas flexões, o rapaz esboçou reação e isso motivou o Francisco a continuar aquele processo e falar palavras de estímulo “Respira, você não vai morrer”. Quando ele retornou os sentidos, meu amigo chamou a ambulância e o encaminhou ao hospital. O final da história foi muito feliz, pois ele sobreviveu sem seqüelas e está bem neste momento com esposa e filhos.
            Tem alguns detalhes desta história que é muito interessante e vale a pena refletir. O rapaz se afogou porque pulou numa piscina natural que tinha comportas abertas no fundo da piscina e foram elas que o sugou e pressionou sua cabeça contra a parede, fazendo-o desmaiar e descer no rio que seguia. Quando o rapaz recebeu atendimento médico foi informado que ele tivesse passado mais um minuto afogado, teria morrido ou ficado com sequelas para o resto da vida. Esse detalhe nos leva a pensar: o que levou o Francisco estar naquele lugar exatamente naquele minuto?
            Este fato me leva a crer na ação divina sobre a vida do homem e na história da humanidade de modo geral. Porém, esta convicção leva ao pensamento que as coisas estão determinadas por Deus para acontecerem. Acredito nesta vertente, mas também creio no livre arbítrio do ser humano. Sou partidário da ideia que a história do ser humano é feita através da combinação deste dois fatores. O indivíduo tem a oportunidade de fazer escolhas para construir sua história, mas tem muitas coisas que existe a intervenção divina a seu favor, até porque o ser humano é muito limitado e só Deus pode ajudá-lo em muitas situações.
            No livro de Romanos, capítulo 8 e versículo 28 tem um texto que fala a respeito deste assunto: “Sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus”. De acordo o meu professor de Grego, língua em que este texto bíblico foi escrito, a melhor tradução para ele seria “Deus faz com que todas as coisas concorram para o bem daqueles que O amam”. Este texto e outros mostram a ação de Deus para beneficiar o ser humano. A Bíblia também traz uma série de outras passagens que ordena que homem faça suas escolhas, dentre as quais destaco Deuteronômio 30:19: “O céu e a terra tomo hoje como por testemunha contra ti de que te pus diante de ti a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e a tua descendência.”

            Diante do exposto, percebemos a posição privilegiada do ser humano, onde ele tem capacidade de escolhas e ainda tem a mão divina que atua a seu favor. O caso relatado acima revela com muita clareza a existência de um Deus bondoso e atuante na história humana, isso ficou mais nítido ainda quando o rapaz que se afogou recebeu uma visita no hospital de um casal que não o conhecia e o entregou a seguinte palavra: “Tenho uma mensagem de Deus para você – ‘fui eu quem enviei aquele anjo para lhe salvar’”. 



2 comentários:

Everton Costa Dias disse...

Há uma grande discussão teológica acerca da predestinação e eleição, o que leva a crer que Deus escolhe uns e rejeita outros, eu particularmente, acho que há um misto, Deus escolhe os que aceitam o seu amor, que está em Cristo Jesus.
Dessa forma, acredito que existem situações que Deus age diretamente e outras em que ele permite que aconteça, no momento, não preciso indagá-lo sobre isso, apenas aceitar que ele nos ama e quer o nosso melhor. Infelizmente muitas pessoas não percebem esses pequenos milagres que acontecem ao nosso redor diuturnamente. Acredito que Deus manda mensagens(sinais) de sua existência e de que está ao nosso lado.
Bela história. Parabéns Lucas.

Lucas Bezerra Leal disse...

Obrigado, caro Everton, pelo comentário e rica contribuição argumentativa.