sexta-feira, 20 de março de 2015

Casamento Sólido ou por um Fio: uma Escolha


          Assisti recentemente um filme que levanta essa questão. A personagem principal estava passando por vários problemas conjugais e então a sua mãe chega para aconselhá-la e travam este curioso diálogo:
- Mãe: meu casamento com teu pai vivia por um fio e eu dou graças a Deus.
- Filha: e desde quando é bom viver por um fio?
- Mãe: Alice, todo mundo que me diz que tem uma relação sólida, me passa a impressão sabe de que? De uma represa. De uma barragem sólida, dura, de concreto. Mas basta um vazamento, um furinho, pra essa barragem ruir inteira. Já uma relação por um fio, não, é uma relação de fio de aço, sofre, estica, balança, mas não arrebenta.
            A mensagem que o filme passa é que quando o casamento é muito estruturado, ele pode desabar a qualquer momento se aparecer problemas, sejam eles grandes ou pequenos. Já o casamento por um fio, em que acontecem problemas o tempo todo, tem muito mais resistência, pois esse fio é um fio de aço que segura o casamento.
            Se escutarmos essa percepção de forma superficial e rápida, temos a tendência de achar que esse conselho tem razão, é correto, e até mesmo bonito. Que quanto mais cheia de idas e vindas, mais problemática é a relação, mais emocionante e firme ela se torna! Porém é preciso fazer uma análise mais cuidadosa deste pensamento.
          Quando falamos de relação sólida não estamos falando de uma convivência em que não há problemas. Existem sim muitos problemas, o que é normal na vida a dois. O que faz uma relação ser sólida é o amor, que “é sofredor, é benigno... não é invejoso...não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta” I Co 13: 4-7. Solidez é, apesar dos problemas, a certeza que não vai ruir. Não é represar os problemas para estourarem de uma vez.
            Por outro lado, pode-se pensar que o fio de aço também representa a idéia da solidez e da segurança. Mas na verdade essa não é idéia original. Quando se fala em alguma coisa que está por um fio, tem-se a intenção de dizer que está prestes a acabar.
            Acredito que o autor do filme tentou passar a mensagem que é legal ter um casamento por um fio, que ele é mais emocionante e mais forte. Mas não podemos se apegar a este conceito, pois não é vontade de Deus (autor do casamento) que se viva o tempo todo em perigo de rompimento. Ele quer que tenhamos vida em abundância e isso significa plenitude em todas as áreas da vida, principalmente na vida sentimental.
            Precisamos lutar e ter como propósito uma vida conjugal sólida, em que se possa construir planos para o futuro, pois não ter certeza se irá continuar com o companheiro (a) impede até mesmo a possibilidade de ter sonhos e fazer um planejamento de vida. Que possamos sempre buscar estabelecer uma relação de confiança e de firmeza!

6 comentários:

Joany Smith disse...

Concordo plenamente!

Patricia disse...

Sim um casamento sólido, estabelecido na Rocha que é Jesus, é a única possibilidade de um casal suportar as adversidades permanecendo unidos. Pois uma casa sobre a Rocha resiste as tempestades da vida. Uma aliança firmada em Cristo não é firmada com base em sonhos e idealizações românticos de que tudo será perfeito, pois Jesus mesmo disse: no mundo tereis aflições, mas tenham bom ânimo , pois Eu venci o mundo. Uma aliança autêntica é realizada na luz, quando um homem e uma mulher conscientes de que enfrentarão dificuldades, decidem que apesar das intempéries que enfrentarão permanecerão fiéis uma ao outro e ambos fiéis a Deus. E mesmo sabendo que sofrerão, pois o amor é sofredor decidem que permaneceram unidos ajudando, apoiando, dando suporte um ao outro. Jesus mostrou o preço que esteve disposto a pagar para nos ter para sempre em sua companhia, deu sua vida para ter- nos em seus braços e em sua morada para sempre. E como esposos e esposas podemos pensar que nunca teremos que renunciar a nos mesmos para termos por toda vida um ao outro?

Lucas Bezerra Leal disse...

Obrigado Patricia pela leitura e comrntário. Acredito que a renúncia é um elemento muito forte na solidez de um casamento.

Michelle Galvão disse...

Lucas e Patricia, obrigada pela oportunidade de reflexão. Em tempos de relações líquidas, pensar sobre a possibilidade de uma vida compartilhada com segurança e propósito é um convite a sair do senso comum

Unknown disse...

Parabéns mano!
Tenho orgulho de você. Que Deus continue te inspirando. Muito bom o artigo!

Lucas Bezerra Leal disse...

Obrigado, minha querida irmã. Também admiro muito você.